Vinho em lata? Tem gosto de lata?

Vinho em lata? Tem gosto de lata?

Você já experimentou um vinho em lata? Essa é uma novidade que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro e mundial, atraindo os já consumidores de vinho, e também ajudando a trazer novidades para a categoria 

Mas será que o vinho em lata tem qualidade? Será que o alumínio interfere no sabor e na conservação da bebida? Será que vale a pena apostar nessa tendência?

Neste artigo, vamos responder essas e outras perguntas sobre os vinhos em lata.

O mito do gosto de alumínio

Muita gente ainda se pergunta: “vinho em lata tem gosto de lata?” — e a resposta é não. Isso acontece porque o vinho não entra em contato direto com o alumínio. As latas possuem um revestimento interno protetor, que garante a preservação do sabor original da bebida, sem risco de contaminação.

Qualidade e conservação

Assim como a garrafa, a lata mantém o vinho protegido da luz e do oxigênio, dois fatores que podem alterar sua qualidade. Na verdade, a lata até ajuda a conservar melhor, já que é totalmente vedada e não permite entrada de ar.

Praticidade e frescor

Outro ponto positivo é a praticidade: fácil de carregar, gelar e abrir, sem precisar de taça ou saca-rolhas. Além disso, a porção individual evita desperdícios e mantém o frescor do vinho até o último gole.


O que são os vinhos em lata?

Os vinhos em lata são bebidas elaboradas com uvas viníferas ou americanas, que podem ser tintas, brancas ou rosadas, e que são envasados em latas de alumínio, geralmente com capacidade de 269 ml.

As latas são iguais às de cerveja?

Sim, sem formato e não internamente.

As latas de vinho são revestidas internamente para evitar o contato direto do vinho com o metal, o que evita a oxidação e a alteração do sabor.

No caso dos vinhos da Somm , além das latas especiais com revestimento interno, nossos vinhos também passam diversas análises de qualidade e laboratoriais durante seu processo de fabricação (o que inclui uma quarentena de 15 dias) para atestar que todos os vinhos têm sua qualidade 100% garantida.

Quais são as vantagens dos vinhos em lata?

Os vinhos em lata apresentam diversas vantagens em relação aos vinhos tradicionais de garrafa. Veja algumas delas:

Acessibilidade: os vinhos em lata são mais acessíveis do que os vinhos de garrafa, pois têm um preço mais baixo e uma quantidade menor, o que permite ao consumidor experimentar diferentes rótulos sem gastar muito nem desperdiçar bebida (o que facilita tomar aquela taça em casa ou fora dela). Além disso, são uma ótima porta de entrada para quem quer conhecer o mundo do vinho, pois oferece uma experiência descomplicada e divertida.

Praticidade: são facilidade de abrir, de transportar, de armazenar e de descartar. Eles não precisam de saca-rolhas nem de taças para consumo, podendo ser bebidos diretamente da lata ou em copos plásticos. Eles também ocupam menos espaço na geladeira ou na bolsa térmica e podem ser levados para qualquer lugar, como praia, piscina, parque ou festa.

Sustentabilidade: os vinhos em lata são mais sustentáveis do que os vinhos de garrafa, pois geram menos emissões de carbono na produção e no transporte, além de serem 100% recicláveis. Segundo dados da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), o Brasil é líder mundial em reciclagem de latas de alumínio, com uma taxa de 97%.

Ok, mas quais são as vantagens dos vinhos em lata?

Os vinhos em lata também têm algumas peculiaridades em relação aos vinhos tradicionais de garrafa. Veja algumas delas:

Conservação: os vinhos em lata não são feitos para envelhecer, pois não evoluem com o tempo nem desenvolvem complexidade aromática e gustativa. Eles devem ser consumidos preferencialmente até dois anos após a data de fabricação, que deve ser indicada na embalagem.

Temperatura: os vinhos em lata devem ser consumidos gelados, pois o alumínio conduz o calor e pode aquecer rapidamente a bebida, comprometendo o sabor e a sensação na boca. O ideal é manter os vinhos em lata na geladeira ou em um recipiente com gelo até a hora de servir.

Como tomar um vinho em lata?

Aqui não existem regras, você pode tomar uma taça (o que vai trazer uma experiência aromática melhor e é o que a maioria dos nossos consumidores faz) ou mesmo tomar diretamente da lata. Os vinhos em lata são assim sem regras

Conclusão

Os vinhos em lata são uma tendência que veio para ficar, pois oferecem praticidade, sustentabilidade, acessibilidade e qualidade para os consumidores. Eles são ideais para situações informais e descontraídas, onde o vinho é um elemento de diversão e socialização. Eles também são uma ótima forma de introduzir novos públicos ao universo do vinho, ampliando as possibilidades de consumo e de experimentação.

E você, já provou um vinho em lata?

Na Somm, oferecemos vinhos frisantes e brancos em lata, pensados para quem busca praticidade sem abrir mão da experiência de beber bem. Que tal provar e tirar a dúvida na prática?

👉 Experimente agora:

 

Voltar para o blog

Conheça nossos vinhos