A maioria dos brasileiros ainda relaciona o vinho ao sul do Brasil e a regiões frias, porém existe uma região no Brasil bem diferente do sul e que tem produzido ótimos vinhos.
Vinho no Nordeste? Sim, no Vale do São Francisco
O Vale do São Francisco se localiza nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, em uma área banhada pelo rio São Francisco e seus afluentes.
Esta é uma região de clima tropical semiárido, com temperaturas elevadas e baixa umidade, que permite a produção de uvas e vinhos durante todo o ano, com duas safras anuais.
O Vale do São Francisco é considerado a primeira zona vitivinícola tropical do mundo e a terceira maior produtora de vinhos do Brasil, atrás apenas da Serra Gaúcha e da Campanha Gaúcha.
As vinícolas do Vale do São Francisco se concentram principalmente nos municípios de Casa Nova e Curaçá, na Bahia, e Lagoa Grande, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco.
Esses municípios fazem parte da Indicação de Procedência (IP) Vale do São Francisco, concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em 2023, que reconhece as características únicas da região e dos seus vinhos
Quais são as principais vinícolas do Vale do São Francisco?
As principais vinícolas do Vale do São Francisco são :
Vinícola Terranova
Localização : Casa Nova (Bahia)
Pertencente ao grupo Miolo, é a maior vinícola da região, com cerca de 200 hectares de vinhedos irrigados pelas águas do rio São Francisco.
Produz espumantes, vinhos jovens e frutados, com destaque para as variedades Chenin Blanc, Sauvignon Blanc, Verdejo, Moscatel e Syrah. Oferece passeios guiados pela propriedade, com degustação de vinhos e espumantes
Vinícola Rio Sol
Localização : Santa Maria da Boa Vista (PE)
Pertencente ao grupo português Global Wines, possui 200 hectares de vinhedos cultivados com as uvas Syrah, Cabernet Sauvignon, Alicante Bouschet, Touriga Nacional, Aragonês, Tempranillo, Verdelho e Moscatel. Produz vinhos finos e espumantes premiados nacional e internacionalmente. Oferece visitas guiadas pela vinícola, com passeio de barco pelo rio São Francisco e degustação de vinhos a bordo.
Vinícola VSB
Localização : Curuçá (BA)
VSB é a sigla de Vinum Sancti Benedictus. A vinícola foi fundada em 2015 e iniciou a comercialização dos seus vinhos em 2018. Possui 20 hectares de vinhedos plantados com as uvas Syrah, Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec, Petit Verdot e Chardonnay. Produz vinhos tintos e brancos de alta qualidade, com baixa produção por hectare e colheita noturna. Oferece visitação gratuita com pequena degustação
Vinícola Botticelli
Localização : Santa Maria da Boa Vista (PE)
A vinícola foi fundada em 2007 e possui 40 hectares de vinhedos plantados com as uvas Syrah, Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec, Tempranillo, Touriga Nacional, Moscato Canelli e Moscato Giallo. Produz vinhos tintos, brancos e rosés secos e espumantes moscatéis. Oferece visitas guiadas pela vinícola, com degustação de vinhos
Vinícola Bianchetti
Localização : Lagoa Grande (PE)
A vinícola foi fundada em 2008. Possui 30 hectares de vinhedos plantados com as uvas Syrah, Cabernet Sauvignon, Merlot e Moscato Canelli. Produz vinhos tintos secos e espumantes moscatéis. Oferece visitas guiadas pela vinícola, com degustação de vinhos.
E quais são as características do vinhos do Vale do São Francisco?
Os vinhos do Vale do São Francisco se caracterizam por serem frutados, aromáticos e equilibrados. As uvas Syrah e Tempranillo se destacam na produção dos tintos, enquanto as uvas Chenin Blanc e Moscatel se sobressaem nos brancos e espumantes.
Os vinhos do Vale também são reconhecidos pelos seus benefícios à saúde, pois possuem altos níveis de resveratrol, um antioxidante que protege o coração e previne o envelhecimento.
Os vinhos da Somm, tem vinhos do Vale do São Francisco?
A resposta é SIM !!! Em cada um dos vinhos da Somm usamos uvas do Vale do São Francisco em sua elaboração, contemplando nossos consumidores com o melhor desta incrível região brasileira.
No Tinto, por exemplo, o Syrah presente em nosso tinto (Cabernet Sauvignon + Syrah), é originário do Vale do São Francisco.
No caso do Branco (Pinot Grigio + Muscat) e Frisante Branco (Moscatel), a uva Muscat/Moscatel também é originária dos vinhedos do Vale do São Francisco.
Já no Rosé (Cabernet Sauvignon + Grenache), o Grenache é 100% nordestino, o que traz sua característica aromática e frutada, tão apreciada por nossos consumidores.
Enoturismo na região do Vale do São Francisco
O enoturismo no Vale do São Francisco é uma ótima oportunidade para conhecer a cultura, a história e a gastronomia da região, além de apreciar os seus vinhos únicos e surpreendentes.
As vinícolas oferecem diversas opções de passeios, que podem incluir visitas aos vinhedos, às caves, aos lagares, aos laboratórios e às salas de degustação. Além disso, é possível desfrutar da paisagem do rio São Francisco, do pôr do sol no sertão, da culinária regional e da hospitalidade do povo nordestino.
Um dos passeios mais famosos da região é o Vapor do Vinho (https://vapordosaofrancisco.com/) .
Inaugurado no Vale do São Francisco dia 30 de Abril de 2011, o Vapor do Vinho" recebeu este nome em alusão aos antigos vapores que contribuíram para o desenvolvimento do Nordeste Brasileiro e em especial o Vale do São Francisco.
O Vapor do Vinho é uma parceria entre as empresas: Vinícola Terranova (Miolo Wine Group) e o Vapor do Vinho (Barca Vapor do São Francisco). Além do apoio promocional dos órgãos responsáveis pelo turismo nos estados da Bahia e Pernambuco sendo estes Bahiatursa e Empetur.