Vinho Vegano? Descubra porque nem todo vinho é vegano
Os vinhos são bebidas feitas a partir da fermentação do suco de uva, mas nem todos os vinhos são veganos.
Poucas pessoas sabem, mas grande parte dos produtores utilizam substâncias de origem animal no processo de clarificação do vinho, que é a etapa que remove as impurezas e deixa a bebida mais límpida e brilhante.
Entre essas substâncias estão a albumina (clara de ovo), a caseína (proteína do leite) e a gelatina (origem bovina ou suína)
Os vinhos veganos, por outro lado, não usam nenhum derivado animal na sua produção. Eles podem usar outros agentes clarificantes, como a bentonita (terra diatomácea), de origem mineral, ou optar por não filtrar o vinho, deixando-o com uma aparência mais turva, mas mais natural.
Outro fator importante é que para ser vegano, os vinhos preferencialmente devem ter um selo que ateste a sua origem vegetal, como o da The Vegan Society, a mais antiga sociedade vegana do mundo ou por exemplo da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira).
Certo, e por que os vinhos da Somm são veganos?
Os vinhos da Somm são atestados como veganos com o selo da Vegan Society, a mais antiga e prestigiada sociedade vegana a nível global.
Para serem considerados veganos, nossos vinhos usam a bentonita (terra diatomácea), de origem mineral em sua clarificação. Além disso, os vinhos são feitos na vinícola Miolo, que é uma das pioneiras no Brasil a produzir vinhos veganos e que tem todos os seus rótulos certificados pela The Vegan Society.