Vinhos veganos: o que garante que é vegano?

Vinhos veganos: o que garante que é vegano?

Embora feitos a partir da uva, nem todos os vinhos são veganos. Isso porque, durante o processo de clarificação (que remove impurezas e turbidez do líquido), muitos produtores utilizam insumos de origem animal, como clara de ovo, caseína (proteína do leite) ou gelatina de peixe. Essa prática é antiga, mas não atende ao público vegano.

Nos vinhos veganos, essas substâncias são substituídas por alternativas vegetais ou minerais, como proteínas de ervilha, batata, trigo ou até carvão ativado e argila bentonita. Além disso, vinícolas comprometidas com esse conceito adotam práticas de cultivo mais sustentáveis e transparentes, muitas vezes alinhadas com princípios orgânicos e naturais.

Para identificar um vinho vegano, é fundamental verificar o rótulo ou buscar selos de certificação. Algumas vinícolas já sinalizam claramente essa característica, tornando a escolha do consumidor mais simples. É uma forma de garantir que, além do sabor, há respeito ao estilo de vida e aos valores de quem consome.

Aqui na Somm Vinhos todos os nosso vinhos tem selo vegano da renomada Vegan Society e são seguros para consumo por consumidores que buscam vinhos veganos de qualidade.

Voltar para o blog

Conheça nossos vinhos